Boneca Falante Virtual Store

0

COMO ESCOLHER UMA PROFISSÃO


Com o advento de novas profissões nas últimas décadas, ficou ainda mais difícil para o jovem escolher com precisão uma carreira para o futuro. Se antes ele, invariavelmente, enveredava para as profissões mais tradicionais como médico, engenheiro ou advogado, hoje ele quebra a cabeça com tantas opções a se seguir.

Segundo a psicóloga e orientadora vocacional da Ong Colméia, Flávia Marques, escolher uma profissão é um dos momentos mais delicados de toda a nossa vida, porque é uma escolha que vai refletir para sempre. "Os jovens devem tomar muito cuidado para não se arrependerem no futuro”, diz ela. Seguem, então, algumas dicas valiosas para os jovens indecisos quanto ao futuro profissional:

1. Refletir sobre seus reais interesses na profissão. O jovem deve pesar na balança se os seus interesses profissionais vão de encontro com a profissão escolhida.

2. Analisar quais são suas habilidades. Cada pessoa tem mais habilidade para determinada situação. É importante pensar como aplicar estas habilidades na profissão desejada.

3. Refletir sobre os seus valores. Os valores são os alicerces morais de um ser humano. Conhecendo-os, é possível vislumbrar algumas profissões que se encaixem no projeto de vida do futuro profissional.

4. Informar-se sobre as profissões existentes no mercado. Muitas vezes, desconhecemos que existem profissões que refletem exatamente nossas aspirações, ainda mais nos dias de hoje, que surgem novas profissões a cada ano. O ideal é fazer uma boa pesquisa antes de escolher definitivamente qual rumo seguir na vida.

5. Associar o conhecimento das profissões com o autoconhecimento. “Conheça-te a ti mesmo”, como já aconselhava Sócrates na Antiguidade. Um dos primeiros passos para saber o que deseja fazer para o resto da vida é conhecer a si mesmo. Sabendo quem realmente é, e conhecendo a fundo as profissões, o jovem tem uma boa chance de escolher adequadamente uma boa profissão para ele.

6. Avaliar que profissões são mais compatíveis com seu projeto de vida. Se o futuro profissional gosta de ter um tempo livre para a família e gosta de gozar a vida tranquilamente, ele não pode ser um médico, por exemplo. O projeto de carreira deve estar absolutamente adequado com o projeto de vida.

7. Conhecer bem as peculiaridades da carreira. Cada profissão tem suas especificidades e o jovem deve estar atento a isso para não se desiludir no futuro.

8. Ter uma boa comunicação. É fundamental para um profissional que deseja ter uma qualificação no mercado ter uma boa fluência no linguajar. Falar (e escrever) mal é algo desastroso numa carreira profissional.
Fonte: http://www.canalrh.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, deixe sua opinião sobre o assunto do post. Comentários com propagandas e divulgação de blogs será deletado. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout Desenvolvido por - Reneide Criações - Blog Chica Mimus