Boneca Falante Virtual Store

2

SOLUÇÃO PARA CABELOS COM PONTAS DUPLAS

Seus cabelos andam opacos, ressecados e se embaraçam com facilidade? Se a resposta for afirmativa, seus fios podem estar sofrendo de um mal muito comum entre as mulheres: as temidas pontas duplas. Felizmente, o problema é fácil de resolver. Um bom corte, hidratação regular, bem como o uso de silicone e outros cosméticos restauradores são macetes que podem livrar você desse transtorno.

Vilões dos cabelos

O abuso de tratamentos químicos e a utilização excessiva de descolorantes, secador e chapinha contribuem para o desgaste. Especialista do Espaço Sonia Nesi, no Rio, Marta Camelo lembra que esses não são os únicos vilões. "As pontas duplas, geradas pelo desgaste natural dos fios, podem ser causadas também pela poluição, o ar seco, o sol, o vento, o calor, o sal". Edy Krek, do Werner Coiffeur, completa a lista: "Esse problema ocorre por algum processo químico ou trauma, que deixa a estrutura do fio sensibilizada". E alerta: "Se não forem tratadas, as pontas podem ficar quíntuplas". É isso mesmo, meninas: quíntuplas!

O hairstylist ratifica que o ressecamento é causado principalmente pela falta de água. Por isso, hidratação frequente é importante. O procedimento deve ser concluído com água fria, a fim de selar as cutículas.

Pela raiz

Se a intenção é cortar o mal pela raiz, só tem uma solução: passar a tesoura. Agora, se a questão é prevenir, as opções são numerosas, diz Edy. "Óleo siliconizado auxilia muito, se usado apenas nas pontas. É sempre bom ter um no nécessaire, pois ele ajuda a assentar os fios e a manter o penteado por mais tempo", ensina.

Cabelos com química

Ruben Navarro, do Walter's Coiffeur, acrescenta um ponto importante: os quimicamente tratados merecem atenção. "Todos os tipos de cabelos estão vulneráveis. Qualquer fibra capilar que sofra muitas trações e uso de química pode apresentar as pontas duplas". Os mais longos, porém, estão mais suscetíveis porque sua lubrificação natural não alcança as pontas.

Até a lavagem, aparentemente inofensiva, pode ser maléfica. Pelo menos é o que pensa a terapeuta capilar Sheila Bellotti, diretora do Centro Capilar Sheila Bellotti: "As lavagens podem comprometer a integridade dos cabelos, que são danificados com facilidade quando submetidos a produtos de pH alto. Escovas progressivas, alisamentos, tinturas, luzes e relaxantes capilares estão dentro do grupo dos vilões."

Edy Krek avisa: "Os cabelos que mais sofrem esse enfraquecimento são os ressecados por natureza ou por coloração. Os oleosos também. No verão, muitos apresentam pontas duplas por causa de ressecamento causado pelo sol. Os fios tingidos, se não hidratados da maneira correta, também são vulneráveis". O mais grave: o desgaste das pontas pode se alastrar para todo o fio, danificando-o por completo.

Terapia moderna

O verão não é o único vilão. No inverno, o vento, o frio e os banhos quentes favorecem o ressecamento dos fios. Por isso, as técnicas de reconstrução da fibra capilar são as mais utilizadas, para quem não quer apelar para o corte radical. "A reconstrução à base de óleo essencial é recomendada para pessoas com cabelos sensibilizados ou danificados por química e agressões sofridas no dia a dia", indica Sheila.

A especialista reforça que quando o assunto é reestruturação, a aposta é o "Olio de Argan", conhecido como óleo "non-grasy", que promove brilho, reestrutura os danos causados por "over-processed" (overdose de processos químicos) e ainda protege contra o fotoenvelhecimento. "A novidade do momento é a reconstrução com Argan. O tratamento é indicado para quem faz escova com frequência, tinge ou usa qualquer outro tipo de química nos cabelos", completa.

Alimentação

Para Sonia Nesi, cuidados com a alimentação são fundamentais. "Uma alimentação equilibrada, contendo todas as vitaminas, faz com que o metabolismo trabalhe de maneira uniforme, não deixando de produzir colágeno, elastina, queratina e aminoácidos que compõem o cabelo. Sendo assim, é mais difícil o aparecimento das pontas duplas".

Produtos

Na sua visita à farmácia, procure produtos à base de silicone, queratina, proteínas da seda, ceramidas, colágeno e vitaminas. Reparadores de pontas são uma boa alternativa pois camuflam e formam um filme protetor sobre os fios. "A recuperação consiste em tratar o cabelo semanalmente no início. E manter mensalmente, com produtos direcionados de acordo com a umidade e elasticidade. Recomendamos ainda os xampus com pH ácidos para manter as cutículas alinhadas, além de condicionadores e máscaras intensas em nutrição", conclui Sonia.

Cosméticos salvadores

A paranaense Tricofort Cosméticos e a italiana Nouvelle criaram linhas que prometem acabar com as pontas duplas. O diferencial de ambas são as fórmulas leves, que não engorduram os fios e não os deixa pesados. O Cristalli Liquidi Nouvelle Reparador de Pontas (R$ 13,90), com o exclusivo silicone Hidra Complex, age diretamente sobre os fios ressecados, unindo as pontas duplas e protegendo contra novos ressecamentos.

O Reparador de Pontas Tricofort (R$ 3,20) forma uma película que envolve os fios, garantindo proteção e brilho. Outra linha de grande sucesso é a Bio-Kortex da Futura Biotech, empresa sediada em Campinas. O Bio-Kortex Reestruturador e as ampolas Bio-Kortex são duas ótimas dicas.

Fonte:BM

2 comentários:

Jane Mary

Vou procurar o reparador da Tricofort,a cada três meses corto as pontas,tb é uma forma de acabar com o problema.
bj

Carlinha

pra mim não tem nada melhor que o bom e velho bepantol pra pontas duplas

faz milagres

Postar um comentário

Olá, deixe sua opinião sobre o assunto do post. Comentários com propagandas e divulgação de blogs será deletado. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout Desenvolvido por - Reneide Criações - Blog Chica Mimus