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TPM COMO SE LIVRAR DELA

1. Reduza a ingestão de cafeína. Contida no café e chás escuros, nos chocolates e em muitos refrigerantes, a cafeína aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional.

2. Diminua o consumo de bebidas alcoólicas, que normalmente provocam dores de cabeça, fadiga e depressão.

3. Controle o sal e os alimentos ricos em sódio, como enlatados, embutidos, refrigerantes, temperos prontos e caldos de carne. Isso reduz o inchaço causado pela retenção de líquidos pelo corpo.

4. Aumente a ingestão de alimentos ricos em cálcio (leite desnatado, queijos, iorgurtes etc). Isso vai ajudar a reduzir o inchaço e a variação de humor.

5. Consuma alimentos diuréticos, que ajudam a diminuir a retenção de líquidos, como abacaxi e melância.

Dicas: calma, ainda vai piorar… estudos relatam que a TPM é mais freqüente após os 30/40 anos de idade. Antes dessa idade, os principais sintomas são apenas físicos, como dor de cabeça e cólica.
Sintomas da TPM: dor nas mamas, agressividade, dor de cabeça, retenção de líquidos, cansaço, crises de ansiedade e vontade de chorar sem motivo.
Não dê chocolate para ela: é comum a mulher sentir vontade de comer doces no período pré-menstrual. Isto ocorre porque o açúcar libera endorfina, gerando uma sensação de bem-estar. No entanto, ele também facilita a retenção de líquido; além disso, os doces são muito calóricos, o que muitas vezes promove o ganho de peso. Assim, a melhor opção é substituí-lo por um alimento de sabor doce, mas que não contenha açúcar.

DICAS CM:

Gente, há 2 tipos de matar a vontade de doces que eu uso e abuso.

1-Asse umas maçãs gala(aquelas maiores, tipo Branca de Neve) no forno por 1h em um recipiente de vidro, elas ficarão marrons, murchinhas, mas soltarão a frutose em forma líquida. Pegue a frutose e derrame em cima da maçã e a consuma quentinha. É uma delícia até pra quem não gosta de maçã.

2-Asse uma banana no forno ou microondas(2minutos), cubra-a com adoçante em pó e canela. Uma delícia.

Iogurte tbém ajuda muito a regular o intestino e desinchar a barriguinha da gente.

Comer pêra e melão também ajudam a diminuir os sintomas da TPM.

Tomar muita água, dormir bem, evitar frituras, refrigerante, comidas com sódio, isso inclui fast food, salgadinhos, enlatados,etc.

Bolsa de água quente na barriguinha também alivia bastante.

Fora isso, é esperar a dor passar, porque algumas cólicas nem remédio corta.Quanto mais leve for a alimentação nestes dias melhor.

Segue abaixo, uma lista de alimentos que combatem os sintomas da famosa TPM:
•Leite fermentado, aveia e fibras alimentares: melhoram o funcionamento do intestino, assim, você não se sentirá tão inchada.
•Frutas cítricas e vegetais alaranjados: deixam a pela mais bonita durante esse período, fazendo com que sua auto-estima permaneça alta.
•Vegetais verde-escuros: são ricos em cálcio (leia mais sobre os benefícios do cálcio) e diminuem as cólicas, deixando você mais disposta à rotina do dia a dia.
•Aveia, arroz integral, trigo, soja, ervilha e feijão: aliviam a irritabilidade e o mal-estar, ajudando você a ser mais passiva com as pessoas.
•Salmão, linhaça, azeite de oliva, castanhas e nozes: melhoram a circulação, evitando os inchaços.
•Semente de girassol: diminuí a depressão e a ansiedade, melhorando seu humor.
•Soja e derivados: reduzem a fadiga e aumentando a vitalidade.
•Carnes magras e frutos do mar: auxiliam o trabalho dos ovários, diminuindo as cólicas.
•Água e sucos naturais: diminuem a retenção de líquidos.
EVITE OS VILÕES:
•Café, chocolate, refirgerantes, bebidas alcoólicas e tudo que contenha cafeína: aumentam a irritabilidade.
•Sal, industrializados, embutidos e defumados: promovem a retenção de líquido.
•Alimentos ricos em gorduras saturadas: prejudicam a circulação.

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