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UM BOM VENDEDOR É...

Nos dias de hoje está cada dia mais difícil encontrar um estabelecimento com bons atendentes. A maioria dos clientes reclamam de mal atendimento e descaso.
A maior parte das vezes parece que o cliente entra na loja e já está incomodando a folga dos vendedores(as), o bate papo com os colegas de profissão, ou fazendo favor ao cliente que entra, como se esta não fosse sua profissão.
Há muitas lojas trabalhando no mesmo ramo, podendo o cliente escolher, isso já seria fator suficiente para disputarem o cliente uns com os outros, mas ao invés disso, tratam-no mal, deixam-no ir embora insatisfeito e com raiva até... O que está havendo com as lojas gente?! Parece que não se sentem mais necessitadas a lutarem por uma venda, como se fossem as únicas do ramo.
Por isso muitas lojas fecham, quebram e com razão. Não treinam seus vendedores. Estes que acham que o cliente já tem de entrar sabendo o que quer e querer é obrigação. A loja virou self service e vendedores nem se movem mais para atender um cliente. A gente entra e sai e os vendedores estão ali parados nos olhando como se fossemos ETS. É tanta coisa errada que reparamos no dado instante que pisamos numa loja. Os que eu consigo recordar:
-O cliente entra e o vendedor continua a agir como uma barata tonta, se fazendo de cego;
-O cliente quer achar um produto ou saber mais sobre ele e o vendedor continua a fingir que não o viu;
-O vendedor te olha de cima abaixo e julga saber quanto você tem na carteira;
-O vendedor acha que não tem obrigação de lhe prestar serviço algum, o salário dele vem por osmose;
-Depois de penar pela loja, você nota que o vendedor ficou o tempo todo com cara de tacho batendo papo enquanto deveria lhe prestar atendimento;
-Ele te atende, mas é com tanta má vontade que dá vontade de largar o produto e nunca mais pisar naquela loja;
-Você dá mais uma chance pra loja e o vendedor continua igualzinho da última vez, apesar de sempre o ver ali comprando como cliente fiel;
-Você reclama com a loja/gerente e nada é feito a respeito.
As lojas que não treinam seus vendedores correm o risco de perdê-los para sempre ou quebrarem.

Mas quais as regras para esses vendedores atenderem bem a seus clientes?

1-Toda venda necessita que se estabeleça um bom relacionamento entre cliente e vendedor, e o resultado da venda dependerá mais disso do que do aspecto do produto;
2-O vendedor precisa se colocar no lugar do cliente para entender suas necessidade e saber como agir;
3-Em geral, o momento da venda gera grande ansiedade, expectativa e stress no cliente, pois ele pode estar comprometendo sua condição financeira por longo tempo, ao mesmo tempo em que provavelmente está procurando atender uma necessidade essencial em sua vida;
4-É essencial que o vendedor passe segurança para o cliente, colocando-se ao lado do mesmo, ajudando no processo da compra;
Como lidar com as objeções dos clientes?
• Primeiro, deve-se manter uma atitude tranquila diante da objeção;
• Não se pode encarar a objeção como uma reação pessoal contra o vendedor;
• É preciso saber que em geral a objeção é uma necessidade do cliente de obter esclarecimento sobre o produto ou a empresa;
• Normalmente a objeção significa que o cliente está interessado na proposta do vendedor, pois os clientes desinteressados não fazem perguntas nem levantam objeções;
• É preciso tornar a objeção especifica, para isto peça ao cliente que esclareça melhor o ponto que está em dúvida.
Qual o perfil de um bom vendedor?
Para ser um bom vendedor, é preciso ter alguns atributos ou competências pessoais que facilitem sua interação com os clientes, algumas destas competências são:
• Uma boa comunicação interpessoal;
• Empatia;
• Ser um bom ouvinte;
• Interessar-se verdadeiramente pelos clientes;
• Ter ótima capacidade de relacionamento interpessoal;
• Ter boa capacidade de negociação;
• Uma boa apresentação pessoal;
• Conhecer bem o produto que vende;
• Ter boa capacidade de organização e planejamento;
• Possuir um bom nível de inteligência emocional, ou seja, motivação, atitude positiva, otimismo, bom humor e persistência.
• Respeito e educação diante do cliente também é um fator essencial.
Qual a importância de fidelizar clientes?
• Todo vendedor deve procurar transformar o processo de compra e venda, no início de um relacionamento duradouro. Como diz Theodore Levitt, um dos mais importantes especialistas do marketing mundial, na atualidade, o relacionamento cliente vendedor é como um casamento. A primeira venda é como o primeiro encontro. O vendedor deve procurar transformar este encontro em um "casamento" e não deixar que seja apenas um "caso" passageiro.
• Fidelizar clientes, é construir um relacionamento duradouro com vantagens mutuas. Neste caso, o vendedor sempre sai ganhando, pois terá aquele cliente comprando seus produtos continuamente e também indicando outros clientes, parente e amigos. Já o cliente, ganha por ter conseguido um parceiro comercial e uma pessoa de confiança que em geral oferecerá condições comerciais vantajosas por ser um cliente fiel.
• A fidelização depende de contatos freqüentes entre vendedores e clientes, o envio de mensagens através de e-mails, telefonemas, correspondência em datas comemorativas, comunicação de promoções e descontos, lançamento de novos produtos, informação de novidades, prestação de serviços adicionais, assistência técnica, e solução de eventuais problemas que surgirem.
Gostaria que todos vendedores(as) de Fortaleza lessem este post e aprendessem que o cliente é seu aliado, é a compra dele que garante seu salário e ele merece pelo menos sua educação, simpatia e respeito.
Este post foi criado a partir de conversas sobre os comércios no país, que anda bem descuidado com a clientela. Hoje o cliente se asemelha a mendigo, parece que precisa pedir, implorar para se atendido. Os vendedores estão cada dia mais descuidados e é necessário treinamento urgente pra estes. O que vocês acham?

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